quinta-feira, 15 de julho de 2010

Como escolher sua profissão


Algumas pessoas já sabem desde muito cedo qual profissão seguir. Mas, esta não é a realidade para a maioria dos estudantes, muitos não tem idéia do que prestar na época das inscrições para o vestibular. O fato é que mesmo os que já sabem o que prestar, muitas vezes mudam de opinião. Isso é perfeitamente normal, pois mesmo na faculdade pode surgir a duvida se essa é realmente a profissão que você vai querer, e aí surge a pergunta: Como eu escolho a profissão certa?

Aqui falaremos de algumas das profissões mais concorridas, para ajudar você a se informar e se identificar com algumas delas. E para começar, trouxe umas dicas de qual perfil você se encaixa.

Empreendedor- Tem uma visão geral do mundo, percebe e cria oportunidades de negócios. Está em constante atualização e em busca de novidades.

Líder- Necessariamente não é o chefe, mas tem visão estratégica e sabe agregar outros para um trabalho comum. Se preocupa em obter resultados através do trabalho em equipe. Está sempre procurando tirar proveito de recursos financeiros, tecnológicos ou do mercado.

Imediatista- Está em constante busca pelos resultados. Procura trabalhar com prazos. Age em busca de resultados imediatos. É ágil e impulsivo.

Agregador- Está sempre disposto a ajudar. Sabe dividir tarefas na equipe. Sabe ouvir. Aceita e compartilha sugestões. E não tem problemas de relacionamento pessoal.

Criativo- Pensa e age diferente das outras pessoas. Busca o que é novo e tem espírito criativo e inventivo.

Estrategista- Define ações. Gosta de planejar para alcançar objetivos a longo prazo. É criterioso e age com cautela. Estabelece metas a cumprir.

Depois de pensar em qual perfil você se encaixa, relacione todas as profissões que existe na sua família, e as que você um dia pensou em escolher. Analise quais foram os interesses que levaram você a escolher cada uma delas. Escreva de um lado as atividades que mais te dão prazer e do outro as que você tem que fazer por obrigação. Relacione as características pessoais que você tem que ajudam no seu relacionamento interpessoal como: disposição, bom humor. E as suas habilidades em que você tem facilidade e gosta de executar: inglês, cálculo, computação. Converse com profissionais da área que você escolheu para conhecer sobre a rotina de trabalho da profissão. Isso ajudará a ver o lado positivo e negativo. Planeje metas do que você deseja alcançar com a sua profissão. Depois de ter feito isso você terá se conhecido um pouco melhor e poderá refletir numa escolha de carreira com um pouco mais de segurança.

Espero que tenha ajudado a todos, e comentem sobre qual profissão você gostaria que eu falasse no próximo post. Beijos Pa Pontalti

Um comentário:

  1. Eu acredito que quando se trat de profissões, não podemos deixar de lado a opção de "artista" por mais impossível ou fora da realidade que aparenta ser. O artista se encaixa em alguns dos perfis acima ou em todos, mas não fica em evidencia. É uma coisa a se pensar e a se valorizar também. (Artista pode ser escritor, poeta, musico, dançarino, desenhista, pintor, escultor, artesão, circense, etc...) Considerando o artista como opção, abre-se mais um leque de possibilidades de profissões.

    ResponderExcluir