quarta-feira, 14 de julho de 2010

Livro "O pequeno príncipe"

O Pequeno Príncipe é um romance que coloca em evidência, logo no início, a difença entre o pensamento infantil e o pensamento adulto, cada um com uma esfera de interesses que lhe é própria, como dois mundos de difícil conciliação.
A história narra a o encontro do Pequeno Príncipe, vindo de um lugar distante, com um aviador perdido no deserto. O livro devolve a cada um os mistérios da infância fazendo com que o leitor retorne aos sonhos, lembrando recordações e incoerências acomodadas que muitas vezes passam despercebidas pela correria do dia, que nos faz vivermos em um mundo de aparências, abafando a medula da vida, por causa de uma cultura de pressa. Voltam ao coração escondidas recordações, que acabam desconectando o leitor dos problemas vividos. Juntos, eles compartilham experiências que divertem e encantam. Os sábios questionamentos do Pequeno Príncipe fazem com que o o aviador recupere a meninice abrindo uma brecha no tempo, buscando um pouco mais de sentido para sua existência, passando a sentir o perfume de uma estrela, dialogar com uma raposa, ouvir a voz de uma flor, ver o blilho de uma fonte, escutar o barulho das flolhas batidas pelo vento, visitar um rei distante, observar a maliciosa dança de uma serpente. Nesse encontros e desencontres desdenha-se a histótia vivida pelo Pequeno Príncipe, pequeno em seu tamanho, contudo grandes em suas virtudes, e, sem dúvida, ao seu lado, o universo, ou melhor, a vida, torna-se um lugar encantador. Acabando por servir como um protesto a favor da liberdade, da possibilidade de viver por inteiro e conquistar a felicidade.
Por isso o acho um excelente livro, que nos permite viajar. Um livro para ler e reler tendo diferentes interpretações, conforme a fase da vida que a pessoa se encontra, passando a notar aspectos que antes não eram notados. Uma leitura inesquecível para todas as idades e que com certeza vai ficar marcado por muito tempo.
Já no caso do filme não gostei muito, por ser um pouco cansativo, pois se enrola em alguns números musicais que são desnecessários, porém nas partes em que acerta se torna genial, tendo como a melhor parte a conversa com a raposa.
Curiosidades: De acordo com informações do site da Variety, os produtores Aton Soumache e Dimitri Rassam estão preparando um longa-metragem sobre o pequeno príncipe em animação 3D, o filme vai seguir fielmente o enredo do livro e espera que o projeto seja lançado em 2011.
Beijos Ani*



2 comentários:

  1. ai como essa minha amiga é linda! seu post ta perfeito amor *-*

    ResponderExcluir
  2. muito interessante o post do pequeno príncipe , li o livro duas vezes , e realmente a percepção é diferente contando com que cada vez estava com uma idade , uma quando tinha 12 anos e outra agora depois dos 40 anos , conseguindo entender melhor o que o livro passava , adorei o seu post , ... beijinhos e até a próxima ...

    ResponderExcluir